A marca de uísque Johnnie Walker "ressuscitou" o mito das artes marciais, Bruce Lee, morto em 1973, em um comercial de televisão na China, porém...
O anúncio foi recebido com muita controvérsia, entre outras coisas porque o ator era abstêmio, segundo lembraram muitos de seus fãs.
O comercial, que estreou dia 7 de julho, poucas semanas antes do 40º aniversário da morte da estrela do kung fu, une tecnologia digital a um sósia de Lee - o ator hongkonês Danny Chan - para que ele possa aparecer em um dos prédios ultramodernos de Hong Kong.
O spot recupera algumas das entrevistas mais populares de Lee e termina com um primeiro plano de uma garrafa do uísque escocês.
Em apenas quatro dias de circulação, o comercial gerou muitos comentários nas redes sociais chinesas, e embora alguns comentem o retorno da lenda, também há quem critica o mau gosto de unir Lee à uma bebida alcoólica.
"Reviver de forma tão real (Bruce Lee) para promover um produto que não ia de encontro a seus gostos é imoral, e mostra o desrespeito da publicidade atualmente", comentou o diretor de cinema hongkonês Edwin Lee, ao jornal "South China Morning Post".
O anúncio, filmado em um hotel de luxo em Hong Kong, contou com a assessoria de Shannon Lee, filha do falecido ator.
Em 2006, o spot espanhol do BMW X3, que recuperava imagens de uma antiga entrevista do ator, se tornou um dos mais populares daquele ano no país. A agência de propaganda que o elaborou - a catalã S,C,P,F - foi agraciada um ano depois com o Grande Prêmio à Eficácia da Publicidade.
Lee, nascido em São Francisco de pais chineses, morreu em Hong Kong por causa de uma estranha reação alérgica a um remédio, em 20 de julho de 1973, com apenas 32 anos. Apesar de jovem, o ator já era consagrado como estrela do cinema das artes marciais, que ajudou a popularizar no Ocidente.
Se o homem, a lenda, o mito BRUCE LEE não bebia, acho falta de respeito, mesmo após sua morte, vincularem sua imagem ao produto da Johnnie Walker. Mas... alguém da família ou responsável pelos direitos de imagens da LENDA aprovou, então.... o resultado é esse.